Alma corpo e espírito: qual a diferença?

Você já pensou sobre alma corpo e espírito, e se perguntou qual a diferença e função de cada um deles? Bom, você pode pensar que é meio obvio a diferença do corpo para a alma ou espírito.

Afinal, todos temos um corpo, ele é bem sólido, possível de ser estudado e não há como não vê-lo. Mas, não se pode dizer o mesmo do espírito e da alma.

Por outro lado, você saberia dizer qual a relação do corpo com a alma e com o espírito? Bem, se você é uma pessoa que gosta de espiritualidade, e acredita que a vida é mais do que podemos ver e experimentar no mundo material, com certeza essa é uma pergunta interessante.

Quer saber mais sobre a tríade alma corpo e espírito? Continue lendo!

Afinal, o que é alma corpo e espírito?

Na tríade alma corpo e espírito, o corpo é a parte mais simples de entender. Ele é o nosso instrumento de manifestação e ação no mundo material. Através do corpo, podemos viver no mundo. Por isso mesmo, muitas tradições o chamam de veículo. Pois, ele não é o espírito, nem a alma, mas um instrumento de ambos.

O corpo é perecível, ou seja, um dia ele ira deixar de funcionar, e nesse momento ocorrerá o nosso falecimento, também chamado de desencarne pelas tradições espíritas. Porque se refere ao momento em que alma e o espírito desencarnam do corpo, deixando de estar ligados a ele.

E o que é a alma?

É claro que a definição do que é a alma varia muito conforme a abordagem de análise utilizada. Portanto, saiba de antemão que você encontrará diferentes respostas para pergunta em diferentes culturas e religiões.

No entanto, muitas tradições espirituais concordam que a alma é o intermediário entre o corpo e o espírito. Ou seja, a alma não é material, mas também não tem uma constituição tão refinada quanto o espírito, sendo um pouco mais densa do que esse, podemos dizer.

A alma é uma expressão do espírito que se manifesta através do corpo. Portanto, fazem parte da alma os pensamentos, a mente, a vontade e as emoções.

Segundo a teosofia, também fazem parte da alma do homem os corpos sutis, que incluem o corpo etérico, o corpo astral (sede das emoções) e o corpo mental (sede dos pensamentos).

O que é o espírito?

Na tríade alma corpo e espírito, o espírito talvez seja o mais difícil de definir. E, da mesma forma que a alma, muitas tradições religiosas e culturais podem ter definições próprias para o que seria o espírito humano.

O espírito pode ser entendido como a nossa essência, o nosso verdadeiro ser, aquilo que de fato somos, e que surgiu antes que ocupássemos um corpo no mundo material. Segundo a tradição cristã, o espírito é a parte de nós mais próxima de Deus. Segundo a bíblia, quando falacemos, o corpo retorna a Terra de onde veio, mas o espírito retorna para Deus, que o criou.

Alma corpo e espírito em conjunto para a vida plena

Em alma corpo e espírito não há um que seja mais importante do que o outro. Por exemplo, nos relacionamos com questões espirituais superiores através de nosso espírito, mas precisamos de nossa alma para ter mais compreensão sobre elas, e do corpo físico para manifestar o aprendizado na matéria.

Inclusive, conforme ensinam diversas tradições espirituais, é preciso que o corpo físico esteja saudável, e seja bem cuidado, para que haja um alinhamento dos corpos sutis com o corpo físico. Sem isso, não é possível realizar façanhas espirituais como a projeção astral, ou ter contato com seres divinos superiores.

É importante também não confundir os corpos sutis com o corpo físico. O corpo físico é muito denso, enquanto os veículos sutis do homem são feitos de constituições mais leves, e mais maleáveis em suas formas de manifestação.

Conclusão

A alma corpo e espírito formam um conjunto que precisa ser cultivado adequadamente, para que seja possível extrair todo o potencial do nosso ser. Enquanto estamos no mundo material, ocupamos um corpo físico que faz parte do que nós somos temporariamente.

Por outro lado, há um consenso entre praticamente todas as tradições espirituais de que a alma e o espírito não perecem após o falecimento do corpo. E, para aqueles que acreditam em reencarnação, isso se torna ainda mais importante, dada a possibilidade de que o mesmo espírito e alma vivam outra vez, mas em um novo corpo físico.

Quer ler mais coisas interessantes sobre espiritualidade? Aproveite e veja também: espiritualidade dos gatos: limpeza e proteção.

FAQ: Alma Corpo e Espírito

Considerando a alma como um intermediário entre o espírito e o corpo, a sua função é, principalmente, permitir que o espírito possa, através do corpo, experimentar a existência no mundo material. Pois, a existência no mundo material é bem diferente da forma de existir e atuar no mundo do espírito, onde ele é puro em manifestação.

Como parte ligada a mente e aos pensamentos, a alma também tem como função ajudar o espírito a compreender a existência material. Portanto, permite que as pessoas possam compreender o mundo, a sociedade, o certo e o errado, e se ajustar de forma adequada.

Segundo a Bíblia, o espírito é a única coisa capaz de sobreviver a morte. E a única parte do ser do homem capaz de contemplar a Deus e receber mensagens divinas.

No mundo material, o espírito tem como função principal tomar compreensão das questões espirituais, principalmente as superiores, como a busca por Deus. Além disso, o espírito serve como guia de valores éticos assertivos, para uma orientação mais pura sobre a vida, sobre o que é certo ou errado.

Alma e o espírito são anteriores ao corpo, que é animado por ambos.

E.Mikaela

Revisado por Etain Mikaela, redatora web profissional com vasta experiência em revisão de textos, incluindo para blogs e artigos acadêmicos. Sou apaixonada por diversos temas, destacando-se a cosmologia e o universo dos significados dos sonhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo